Balé

A importância do Balé na vida da criança é fundamental tanto para sua formação artística quando para sua integração social.

Os benefícios do treinamento de balé são:

– Desenvor a sociabilidade e novas amizades;

– Encorajar a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo;

– Inspirar um senso de confiança física e mental;

– Entender a relação entre música, rítmo e movimento controlado;

– Promover o conhecimento de outras formar de arte, associadas ao balé clássico; e

– Incentivar o interesse pelas artes cênicas.

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com

a música e combinadas com o manejo de aparelhos próprios: corda, arco, bola, maças e fita. Este esporte desenvolve

graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem.

Futsal

O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psícomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004).

Judô

A prática do judô na escola tem por objetivo disseminar o conhecimento da filosofia do esporte, envolvendo cultura e tradição, a fim de que os jovens valorizem a história e uma prática desportiva que prioriza a disciplina e o respeito.

A meta da prática de judô na escola é proporcionar para os alunos, através do esporte, lazer, cultura e espírito de grupo. Além disso, desenvolver, de forma integrada, a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência física, a potência muscular e respiratória, a coordenação motora, o ritmo, a disciplina, a sociabilidade, a coragem e a criatividade, e assim melhor a qualidade de vida no aspecto sociocultural.

Natação – Período Matutino

Quando falamos em natação e nos benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência de que o processo pedagógico de “ensinar a nadar” deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase, e talvez a mais importante, destaca-se a adaptação ao meio aquático, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d’água.

Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.